terça-feira, 23 de junho de 2009

Um viva as diferenças!


Como as diferenças são bonitas e como é bom ter capacidade de respeitá-las e apreciá-las. Digo isso pensando no meu filho e na religiosidade que ele escolheu para ser dele.

Quando o Yan Lee nasceu, pra contrariar a maioria eu não o batizei na Igreja. Somos uma família Católica Apostólica Romana desde sempre, e quando digo família falo na grande família (desde bisavós, tios, sobrinhos etc.). Pois bem, como fui obrigada a freqüentar a catequese por 7 anos e mesmo assim acabei abandonando a fé Católica, não vi o porquê infligir ao meu filho tal disparate.

Não batizei meu filho, por conseguinte ele não freqüenta a catequese, deve ter entrado em Igrejas umas 3 ou 4 vezes na vida dele. Mas, o danado, não sei como nem por que desenvolveu uma fé tamanha em duas entidades católicas. Uma é o Anjo da Guarda e outra é Nossa Senhora Aparecida.

A devoção dele é tão grande e tão bonita. E eu que adotei outras filosofias religiosas me rendo à fé pura e simples de uma criança. Que mesmo não tendo sido catequizada criou sua própria fé. E uma fé invejável. Porque tudo o que ele pede pra Nossa Senhora incrivelmente se realiza.

Então refazendo meus conceitos e respeitando as diferenças comprei uma bíblia ilustrada para crianças e uma imagem linda de Nossa Senhora Aparecida e dei de presente pro meu filho.

E a felicidade brilhante naqueles olhinhos me fez entender que cada um nasce com suas próprias verdades que na maioria das vezes vão ser muito diferentes e até antagônicas a nossa verdade. Mas que bom que é assim! Que bom que nascemos e vivemos num país, que apesar das inúmeras mazelas, é um país com liberdade religiosa, onde você pode escolher a sua verdade sem ser queimado na fogueira. Bendito século XXI.

Um comentário:

  1. Oh amiga... Cadê tu??? Agora mais do que nunca precisa escrever pra gente ficar por dentro dessa tua nova etapa, né?
    Bjocas mil. Saudade de tu.

    ResponderExcluir